31.5.06

Sistemas de busca utilizados: Google.com e Ask.com

1) Qual o sistema encontrou o resultado mais rapidamente? Qtos resultados?

Palavras-chave utilizadas no campo de pesquisa: "x-men: the last stand" extra scene

Google: 211.000 resultados em 0,07 segundos;
Ask: 1.100 resultados, não informando em quantos segundos, porém, claramente mais lento que o Google;

Como quantidade não é qualidade, não se deve pensar que o Google é 200 vezes melhor que o Ask somente por ter achado mais sites na pesquisa. Mas o Google também lidera no quesito qualidade, e os sites que foram listados na primeira página, são bem mais diretos que os do Ask.
No Ask, o site deu prioridade principal ao que eu havia colocado entre aspas, no caso, "x-men: the last stand". Porém, o que ficou fora das aspas, se não fosse útil, eu não teria digitado.
Mas o Ask somente mostrou as linhas dos sites que continham o que estava nas aspas. No Google, a história foi diferente.
Além de mais sites, o Google destacou as linhas dos sites exatamente com o que eu havia digitado na pesquisa, não "ignorando" palavras, entre as aspas ou não. Por isso, fica fácil saber quando um site fala o que você procura, ou trata de um conteúdo que não é exatamente o que você procura.
Fora que o Google tem possibilidade de pesquisar somente em sites em português, e quando os sites estão em inglês, ele oferece uma tradução. Não muito boa, mas tá lá.
Por isso, o campeão foi o... Google! uns 8x1 no Ask, no mínimo.


Contar o problema: cena extra;
Os sites no google resolveram copiar uns dos outros e falar que não é pra sair do cinema porque tem cena extra. Agora tô decidido: vou sair quando começas os créditos só pra ser do contra.


B) Como os sistemas de busca influenciam a economia digital? E a questão dos ciberpunks?
Os lideres dos sistemas de busca hoje em dia atacam em diversos campos da economia digital. Existe uma grande corrida de aquisições de Google, Microsoft e Yahoo para buscarem a liderança entre os sistemas de busca. No caso do Google, a briga é para se manter no topo.
Essas empresas também expandem seus braços para outros ramos digitais, como o caso do Google, que criou o Orkut, Gmail, Google Earth, e mais um site no estilo "Youtube", que não me lembro o nome.
Como essas empresas gigantes possuem diversos outros produtos/serviços, é possível medir as suas capacidades pesquisando a qualidade de seus serviços, entre eles, os sistemas de busca. Se um sistema de busca de uma das empresas for mal, não somente afetará esse ramo digital, como atingirá os outros em que a empresa atua, criando um clima pessimista em toda a economia digital.
Os ciberpunks utilizam, e muito, os sistemas de busca. Apesar de repudiarem os grandes conglomerados de empresas digitais, eles as ajudam com suas visitas diárias e aumento no investimento em publicidade para os sites de busca. Se uns não tomam Coca-cola para quebrar os EUA e parar a Guerra do Iraque, eu creio que os ciberpunks ainda não começaram a boicotar o Google. Pelo menos enquanto não surgir o CheGuevaraSearch.com;

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial