27.3.06

3 exemplos de redes na internet: www.charges.com.br, www.terra.com.br, www.fotolog.com/publicidade.

* Modelo de redes aleatórias: www.fotolog.com/publicidade

Analisando superficialmente, o fotolog.com/publicidade é um modelo de rede aleatória. Na sua página principal, ele possui 10 comentários de pessoas diversas, essas pessoas possuem em seus fotologs mais ou menos o mesmo número de comentários de outras pessoas, fazendo com o que cada pessoa que entre nesse fotolog, olhe os 10 comentários e ao clicar num link de uma pessoa que comentou, será encaminhada ao seu fotolog que possui mais X comentários ligando a outras pessoas, e muito dificilmente encontrará número de comentários muito acima da média de fotologs. Fazendo assim com o que as pessoas mantenham um número de conexões através do fotolog bastante próximo umas das outras. Há também ao lado direito dos fotologs, a opção de linkar outros fotologs, mas o que mostra inicialmente são apenas 5 flogs, o que faz que todos os fotologs tenham o mesmo número de conexões visto superficialmente.
Acredito que os influenciadores e comunicadores seriam as mesmas pessoas, pois quando alguém posta no fotolog, ela espera que as pessoas comentem a foto, então essas tais pessoas seriam então as influenciadoras do ato da postagem do dono do fotolog. Essas pessoas também seriam as comunicadoras, porque além de comentarem a foto entre si, também poderão através de seus próprios fotologs mostrar através de seus favoritos os últimos posts de seus amigos, ampliando as visitas do fotolog de terceiros. E o expert seria a pessoa que publica a foto e o texto.

* Modelo de mundos paralelos: www.orkut.com

O orkut é um exemplo do modelo de mundos paralelos pois é um site dedicado exclusivamente a conectividade social. Dentro dele, as pessoas possuem centenas de amigos, e laços fortes e fracos que as ligam. As pessoas podem determinar o grau de aproximação umas das outras indicando se as acham legais, sexys e confiáveis ou se acham que são seus fãs. Na prática, isso não funciona muito bem, mas na teoria é possível, indicando então o grau de aproximação das pessoas. Também é possível ver os graus de separação que você possui em relação a outra pessoa e ver quantas e quais pessoas o distanciam daquela pessoa.
Mostrando a importância dos laços fracos para obter informações, é através deles dentro do orkut que você encontra muitos outros amigos perdidos. Influeciadores seriam as pessoas que convidam outras para entrar no orkut, aumentando sua rede de amigos e criando outra rede que será pertencente a seus amigos que ela convidou. Experts seriam os donos de grandes comunidades, onde muitos vêem seus profiles mas esses experts não conhecem 10% delas. Comunicadores são as pessoas que entram seguidamente dentro do orkut para manter seus profiles na ativa.

* Modelo de redes sem escalas: www.terra.com.br

Um dos maiores portais no Brasil, se tornou bastante popular através de suas últimas notícias e serviços extras, como previsão do tempo, chats entre os usuários ou com artistas, grande cobertura esportiva e política, e mais dezenas de links de diversos tipos e que atingem todas as faixas de idade. O Terra também hospeda vários outros sites de considerável acesso de usuários, fazendo com o que esses usuários de outros sites com conteúdos em sua grande maioria para diversão e passa-tempo, conheçam e se acostumem a ter o Terra como o site de notícias caso eles resolvam busca-las. Não identifiquei os experts neste site. Os influenciadores seriam as pessoas noticiadas, mas seria algo muito amplo para se ter controle, não sei se poderiam ser consideradas influenciadoras. E os comunicadores são os visitantes, mas citaria também os sites que são patrocinados pelo Terra e que atraem mais usuários para o portal.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial